sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A ganhadora do sorteio foi...

... A mamãe de primeira viagem Ana Paula Reis, 34 anos, grávida do Arthur, que deve vir ao mundo em outubro. 

A farmacêutica, casada com Guilherme, esta ansiosa com a chegada do filho. "A expectativa é grande", comenta a futura mamãe que optou, se tudo der certo, por parto natural.

Moradora da cidade de Tijucas, Ana Paula comemorou o resultado do sorteio e correu para fazer as fotos no Studio A 3 e registrar este momento mágico.

Ela respondeu a nossa última pesquisa sobre congelamento de óvulos e destaca de que, se precisasse, faria isso e  até recomendou às amigas mais velhas que optassem pela alternativa para tentar garantir o sonho de ser mãe. 

Parabéns, Ana Paula! Que o Arthur traga muitas alegrias à família. 

Prepare-se para esta grande aventura de ser mãe...


Ana Paula a espera de Arthur

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Resultado da pesquisa: Congelar óvulos - uma alternativa para a mulher moderna




Cada vez mais as mulheres estão protelando o sonho de ser mãe em detrimento de outras escolhas que demandam tempo e dedicação, como a carreira profissional, por exemplo. Mas, ao contrário dos homens, que podem se tornar pais com idade mais avançada,  as mulheres têm uma idade fértil mais limitada. A medicina criou alternativas àquelas que desejam protelar um pouco mais esta fase: o congelamento de óvulos. O assunto ainda não é muito popular, mas ganhou mais divulgação nos últimos anos. 

PESQUISA

Nossa última pesquisa abordou este tema e o que chama a atenção é que 66,34% destacaram que tomariam esta medida, se tivessem condições, 27,72% disseram que não congelariam e apenas 5,94% desconhecem o assunto, num total de 101 mulheres entrevistadas.

Abaixo, destacamos algumas questões sobre o assunto:

Existe uma idade limite para congelar os óvulos? Não existe uma idade máxima para que a mulher opte pelo congelamento de óvulos. No entanto, ela precisa estar ciente de que passar pelo procedimento depois dos 40 anos vai resultar no congelamento de um óvulo mais velho, que pode não se tornar um embrião.

- Por quantos anos esse óvulo pode ficar congelado? Não existe um tempo limite. O congelamento, quando bem-feito, preserva as características do óvulo, que pode ser utilizado anos mais tarde. Assim que passou pelo procedimento, o óvulo não envelhece mais e suas características são mantidas.

- Se não utilizar o óvulo e não quiser mantê-lo mais, o que posso fazer? Nesse caso é possível descartar o óvulo, já que ele é apenas um gameta, como aquele descartado pela mulher todo mês. Se ela quiser, pode doar para pesquisa, mas terá de preencher um termo dizendo que abre mão daquele óvulo.

- Quais são os métodos de congelamento mais usados? Existem dois principais métodos: o congelamento lento e o congelamento rápido ou a vitrificação. O primeiro vai diminuindo a temperatura gradualmente, depois da inclusão do frio protetor, substância que entra na célula e não permite que sejam criados cristais – eles poderiam romper os óvulos. Já na vitrificação, o processo de congelamento é rápido, o óvulo é submetido a baixa temperatura de forma abrupta. Assim, as chances de formação de cristais é bem menor e o resultado da recuperação desse óvulo é bem maior.

- Quando o congelamento de óvulos é indicado? O congelamento do óvulo é indicado em algumas situações. São elas:
- para casais que obtiveram óvulos em excesso durante um processo de fertilização in vitro
- no caso de mulheres que passarão por quimioterapia ou radioterapia
- mulheres com histórico de menopausa precoce entre os familiares
- mulheres com 35 anos, sem parceiro, que desejem conservar sua fertilidade

- Existem riscos no processo? A mulher passa por uma estimulação hormonal, na qual recebe uma carga alta de hormônios para produzir mais óvulos em um mesmo ciclo. Esse processo pode gerar complicações: pode haver reação ao uso de hormônios ou ainda a produção exagerada de óvulos, chamada de síndrome do hiperestímulo ovariano. Com isso, pode ocorrer um distúrbio metabólico pelo acúmulo de líquido no abdome, um dos sintomas é a dor abdominal. No entanto, todas essas complicações podem ser contornadas pelo médico que acompanha a mulher.
Se o início do procedimento transcorrer sem problemas, é realizada a captura dos óvulos, via vaginal, com anestesia. Um ultrassom guia a agulha, que é introduzida na vagina até os ovários, onde os óvulos são aspirados. Os riscos nessas punções são: a agulha atingir um vaso importante da pelve ou o sangramento ovariano não cessar. Nesses casos, a mulher é submetida a uma laparospocia diagnóstica para contenção do sangramento.

- Quantos óvulos devo congelar? Um número bom, uma reserva suficiente, é de 20 óvulos. Dependendo do motivo que leve o casal a uma fertilização, esse número pode até ser pequeno.

- Há diferenças na gravidez de um óvulo fresco e de um óvulo congelado? Não há diferença na gravidez em si. Depois de descongelado, o óvulo fertilizado se torna igual ao óvulo fresco.

- Não vou usar meus óvulos congelados. Posso doá-los para alguém da minha família? Não, isso não pode ser feito. A doadora não pode escolher para quem doar, porque essa doação deve ser sigilosa. Quem doa não sabe quem será a receptora e vice e versa.

* Fonte: Portal IG. Fontes consultadas para a elaboração: Karla Giusti Zacharias, especialista em reprodução humana da clínica Huntington Medicina Reprodutiva; Arnaldo Cambiaghi, especialista em reprodução humana do IPGO; Rosa Maria Neme, ginecologista e Diretora do Centro de Endometriose São Paulo.