quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A TERRÍVEL CÓLICA!



Existe momento mais perturbador para uma mamãe – principalmente de primeira viagem – do que ver seu bebê chorando por causa das cólicas? Só quem passou por isso sabe. 

Lembro-me da época de amamentação de que, graças a Deus, em comparação com outros casos, o meu foi bem tranquilo. Meu anjinho não reclamava, mas era só eu tomar um café com leite, que as cólicas apareciam. Então, com o tempo, cortei de minha alimentação, o que causava esse mal estar: cebola, cebolinha, café com leite e chocolate, nem pensar.

Observei ainda que, se eu estivesse agitada na hora de mamar, as cólicas apareciam, então, fazia o possível e impossível, para estar bem tranquila, a sós com ele, evitava falar com os outros ou ao telefone, pois assim, não havia consequências. Deu certo.

A “funchicória” também ajudava, embora nada comprovado pela medicina. Como dizia meu marido: -“Também, é docinho”. Docinho por docinho, no desespero , quem conhece, recorre a ela.

Para os bebês que não mamam no peito, mas na mamadeira, os cuidados também devem ser tomados, no manuseamento. Por exemplo, vi uma moça dando a mamadeira e, de repente, para mudar de lugar, tirou-a da boca do bebê, sendo que ele continuou sugando, ingerindo ar. Assim, a cólica se torna inevitável. É importante, tomar cuidado nessa hora para evitar choros posteriores.

Para as mamães que estão vivendo este momento, tenham calma e esperança. Vai passar. Consulte o pediatra e analise sua alimentação, pois com pequisa, você irá identificar o que pode estar causando cólicas. Se o choro é muito persistente, investigue com o profissional a possibilidade de ter reação à lactose – um problema muito comum entre as crianças de hoje e fácil de ser tratado – embora o leite especial seja bem caro. Mas, como falei, vai passar. É apenas uma fase, como tantas outras que você ainda terá que passar...

Um forte abraço,

Mamãe Scheila

Nenhum comentário:

Postar um comentário