quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PAPINHAS, CHÁS E SUCOS: QUANDO É HORA DE COMEÇAR?




 
Só introduza novos alimentos sob orientação do pediatra


Quantas de nós não ouviu dos mais antigos: “faz um chazinho de erva doce para acalmar o bebê”, e até viu as famosas “chuquinhas” cheias do “famoso líquido”? Basta entrar em chats de mamães de primeira viagem que compartilham o uso do líquido - não indicado para esta fase, podendo trazer prejuízos à saúde do bebê.

De acordo com uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria revelou que somente nos Estados Unidos 40% dos pais dão aos seus filhos alimentos sólidos antes mesmo dos 4 meses de idade.

No Brasil ainda não há uma pesquisa que avalie esse percentual, mas é comum ouvir histórias de mães que incluíram chás, sucos, papinhas e caldos no cardápio do bebê antes do tempo certo.

No caso de alimentos sólidos a inclusão no cardápio alimentar da criança é ainda mais arriscado, pois o bebê ainda não possui o aparelho digestivo totalmente desenvolvido para receber esses alimentos e não necessita deles.

O leite materno por si só já possui todos os nutrientes que o seu filho precisa para ter um desenvolvimento saudável. A Organização Mundial de Saúde recomenda:  “O leite materno é o alimento ideal para o bebê , e deve ser oferecido em exclusividade até os 6 meses de vida. “Não existe a necessidade nem indicação de oferecer qualquer outro alimento nesta fase”, afirma a pediatra da Rede Mãe, Flávia Cabral. “Além disso, antes dos 4 meses as crianças não possuem coordenação motora para ingerir alimentos sólidos, têm a tendência a empurrar a língua para a frente e cuspir tudo o que é oferecido”, completa.

Nota: ”É realmente importante que haja uma educação juntos dos pais para que eles entendam que é desnecessária e até perigosa a oferta de alimentos sólidos antes dos 4 meses às crianças. A idade recomendada para a introdução da diversificação alimentar é entre os 4 e os 6 meses uma vez que a criança tem de já ter uma série de pré-requisitos que antes dos 4 meses não os tem, sendo que as adaptações sensoriomotoras e funcionais vão garantir a segurança da diversificação alimentar.

Fonte: Reprodução: Rede Mães de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário