segunda-feira, 25 de julho de 2016

Amamento onde quiser e ponto!




Infelizmente a polêmica em torno da amamentação em público ainda existe. Neste mês ganhou ainda mais repercussão quando uma mãe foi abordada por um segurança enquanto amamentava a filha em um shopping de Lages, na Serra catarinense.

A mulher contou que estava na praça de alimentação do Lages Garden Shopping, tomando um suco enquanto amamentava sua filha, que mama exclusivamente no peito, quando foi surpreendida por um segurança.
"Fui "orientada" pelo segurança do shopping a me retirar da praça de alimentação e ir amamentar no fraldário (que por sinal fica no banheiro , portanto um lugar impróprio para se alimentar)", relatou ela em uma rede social.

Segundo relato da mãe em seu perfil, o segurança alegou que estava apenas seguindo ordens. "É óbvio que eu disse que não ia sair da praça de alimentação e perguntei se ele não conhecia a Lei Estadual Nº 16.396", diz o relato.

A lei, aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em maio de 2014, prevê multa a estabelecimentos comerciais que proíbam mães de amamentarem em espaços públicos.

Comentando com uma amiga da área da saúde sobre os tabus ainda existentes em torno da amamentação em público, lembrei de que quando meu filho nasceu, ganhei de minha cunhada americana, um “apetrecho’ para amamentar em público. Era cheio de “firulas” e ela me explicou como utilizá-lo para não me deixar exposta.

Confesso que achei estranho, pois eu sempre fui muito tranquila neste aspecto. Pensei em apenas colocar uma fraldinha para me deixar mais à vontade, mas também não via nada de mal alguma mulher não fazer o mesmo. Para mim, este momento entre mãe e filho sempre foi lindo e sublime. Foi então que esta minha amiga disse que nos Estados Unidos não existe a mesma cultura de amamentação daqui e nem incentivo e campanhas semelhantes.

Bem, cada um com suas culturas, mas algo é fato, como bem descreveu um texto publicado nas redes sociais em que destacava que uma pessoa iria comer um lanche dentro do banheiro e outros a repreendiam por isso. 

Ninguém, adulto, come em um banheiro. Então, não são os bebês indefesos que devem fazer isso. Infelizmente ainda precisamos de “leis” para garantir um direito tão simples. Se o bom senso prevalecesse isso não seria necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário