sexta-feira, 25 de maio de 2012

ENXOVAL PARA BEBÊS.NÃO ESQUECER DO QUE MESMO?




Quando se programa ter um filho, ou até mesmo quando ele não é programado e vem de surpresa, mil pensamentos rondam a cabeça. Como será minha rotina? Vou dar conta? Terei dinheiro para todo enxoval? Parto ou cesárea? Que maternidade devo procurar? Perguntas que acompanham a mulher durante e depois dos nove meses de gestação. 

Geralmente ficamos mais preocupadas com as mudanças do corpo, as alterações hormonais, as mudanças no ritmo de trabalho, os exames e esquecemos de pesquisar mais sobre o papel de mãe. Afinal, tal tarefa não apresenta nenhum manual de instruções, que diga “faça isso” ou “não faça aquilo”. Mas, poderíamos e deveríamos incluir em nossas preocupações uma lista muito importante: leitura, pesquisa e conversas com mães mais experientes. Aquelas que já criaram os filhos e que sempre têm uma experiência valiosa para contar. 

Às vezes, uma mãe analfabeta pode ter sido muito mais sábia na educação de seus filhos, do que uma letrada e se não sentarmos para ouvi-la jamais aprenderemos. Poderemos também aprender com os erros dos outros, quando uma mãe, por exemplo, cria um filho codependente e que não seria interessante fazer o mesmo. Noutras, podemos desvendar segredos daquela que conseguiu impor limites e formar um grande líder.

 Sempre que vejo um homem-mulher de caráter, que faz a diferença no mundo, penso: “por trás dele/dela existiu uma mãe que fez a diferença.” Quando é possível vou atrás de informações para  cercar-me de mais argumentos para tal convencimento e é difícil me enganar. 

Então, gostaria de deixar uma dica para incluir no enxoval de bebê, entre tantas coisas, esta disposição para aprender mais sobre: O que é ser mãe?  Quais os caminhos que podem levar ao erro e quais apontam para os acertos? Terei apenas um título ou serei efetivamente mãe? - Aquela disposta a assumir os desafios de um dos cargos mais importantes do mundo.


Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário