quinta-feira, 12 de julho de 2012

CUIDADO COM O ESTRESSE NA GRAVIDEZ




Entre tantos cuidados durante a gestação, mais um deve ser levado em conta: o estresse. Conciliar trabalho, família, mudança de rotina pode desencadear em momentos muito difíceis. Uma pesquisa recente, divulgada neste mês alerta. Mulheres grávidas que sofrem de estresse têm 60% mais chances de terem bebês com problemas de saúde. O estudo foi revelado pelo jornal britânico Daily Mail. O estresse durante a gestação deixa o feto mais suscetível a condições como síndrome de aspiração de mecônio, o que pode exigir um respirador artificial logo na primeira hora de vida.

A síndrome da aspiração de mecônio é geralmente ligada ao sofrimento fetal, e ocorre depois que o bebê respira uma mistura de mecônio, fezes e fluido amniótico. Pesquisadores da Princeton University analisaram registros de nascimento e, em paralelo, condições metereológicas para encontrar crianças que nasceram no Texas entre 1996 e 2008, cujas mães estavam expostas a furacões ou grandes tempestades tropicais durante a gravidez.

Os resultados mostraram que as mães que moravam em um raio de 30 km de um furação durante o terceiro trimestre estavam 60% mais propensas a ter um bebê com condições anormais. Os pesquisadores acreditam que os resultados podem estar ligados ao aumento dos hormônios do estresse, gerados pelas tempestades e furacões.

A professora Janet Currie, da Princeton University, afirmou que o fato de saber que a criança terá problemass respiratórios ao nascer é um indicativo importante para resultados de longo prazo. "Há muito interesse nessa área, de como as coisas que acontecem cedo podem afetar os resultados futuros", ressaltou. O estudo foi publicado no National Bureau of Economic Research.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário