segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SERÁ QUE AS VOVÓS ESTÃO PREPADAS PARA CUIDAREM DOS NETINHOS?



A Clínica Materno Fetal realizou a pesquisa sobre o tema: Você considera importante a participação dos avós na vida de seus filhos? 94,08% das mamães responderam que sim, 4,61% disseram não e apenas 1,32% mostraram-se indiferentes à questão. Diante deste quadro, será que as vovós estão preparadas para cuidarem dos netinhos da nova geração? 

De acordo com a empresária Keila Cristiuma, diretora da Sempre Materna, que ministra cursos para gestantes, mamães, bebês, cuidadores e vovós em São Paulo, este assunto é tratado num curso específico denominado, o Clube da Vovó Sempre Materna, que resgata lembranças do passado e faz imersão nas novidades e dicas para as vovós do século XXI.

E na casa da vovó pode tudo? Não. Em tempos modernos, onde vivemos o resgate da vovó, a mãe com açúcar deu espaço para uma cuidadora cheia de amor e de responsabilidades, que vão desde a educação até o acompanhamento escolar.

Sinal verde:

Primeiros socorros: A maior contribuição que as avós podem dar é ajudar os filhos a manterem a calma, essencial nesses casos. Sem desespero, pai e mãe saberão o que fazer para socorrer o bebê;
Massagem: Com ela é possível relaxar, mostrar segurança e, ainda, ajudar no desenvolvimento físico e psicológico do bebê. Além disso, essa proximidade aumenta o vínculo afetivo entre avó e neto;
Audição: O bebê adora que cantem para ele. Ao ouvir a voz da vovó, ele se familiariza com ela e fica tranquilo com sua presença;
Linguagem: Contar histórias é prática que, além de aumentar o vínculo entre avó e neto, contribui com o desenvolvimento da fala infantil.

Sinal vermelho:

Desrespeitar as ordens que os pais deram aos filhos. Portanto uma conversa é fundamental para que não haja mágoas;
Opinar sobre os cuidados com o bebê tentando colocar em prática a forma que fez com seus filhos;
Passar 24h na casa da filha ou nora, sem respeitar a intimidade do casal;
Interferir quando os pais estão educando a criança;
Brigar com os filhos na frente dos netos.

Em Santa Catarina ainda não existe nenhum curso voltado às vovós (não que eu saiba), mas quem está em São Paulo tem a opção de participar. Informações podem ser obtidas pelo email cursos@semprematerna.com.br ou pelo fone: 11-3881-0002.



Nenhum comentário:

Postar um comentário