sexta-feira, 25 de abril de 2014

ABORTO ESPONTÂNEO



 


Olá Mamães e futuras mamães,


Falar deste assunto não é tarefa fácil, depois de passar por duas situações de aborto espontâneo. Uma, em 2007, pouco mais de dois anos depois de dar à luz ao meu primogênito e agora, recentemente, quando tive minha gravidez interrompida com 9 semanas. 

Embora os médicos expliquem que cerca de 30% das mulheres grávidas acabam abortando antes do terceiro mês, muitas até sem saber que estavam grávidas, que isso é mais normal do que se imagina, para a gestante, este é um momento muito difícil. Existe a dor física – ao ter que “expelir” o feto, e a dor emocional da perda em si. Afinal, a partir do momento em que aquela sementinha já está no ventre, ela representa uma vida, projetos e anseios. 

Existem duas situações: aborto natural, em que a gestante começa a sangrar e elimina naturalmente e a curetagem em que os médicos fazem uma espécie de limpeza no útero. No meu caso, aconteceram os dois casos. Quanto à curetagem é um procedimento bem seguro e até rápido. Você é sedada, fica algumas horas em observação na clínica e volta para casa no mesmo dia. 

Para quem trabalha, o médico costuma dar atestado de três dias. Como considerei muito pouco, por se tratar de um momento muito difícil para a mulher, mesmo que eu não precisasse do documento, andei pesquisando e descobri que por lei você tem direito a 15 dias de atestado. (Art. 395 da CLT - Em caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico oficial, a mulher terá um repouso remunerado de 2 (duas) semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar à função que ocupava antes de seu afastamento). Um tempo melhor (se considerarmos os 3 dias) para que a mulher se recupere, porque, como já falei, não é um momento fácil.

Em minhas pesquisas achei um artigo interessante neste endereço: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/abortos-espontaneos-2/. Vale a pena ler.

Se você tem dúvidas e quiser falar sobre o assunto comigo é só mandar um email, que responderei com carinho.

Um forte abraço e... nada como um dia após o outro...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário