quarta-feira, 27 de abril de 2016

Nada como um colinho de mãe...





O bebê chora e chora e daí a mãe o pega no colo e...pronto! Acalma na hora. Uns explicam de que isso é “manha”  estratégia do bebê  que, por desejar mesmo o colo de mãe abre chora para ter esta conquista. Porém é o contrário. Um grupo de cientistas japoneses diz ter desvendado por que os bebês relaxam e param de chorar quando são pegos no colo.

A explicação é que um instinto criado durante a evolução de nossa espécie faz a frequência cardíaca dos bebês cair rapidamente quando são embalados no colo da mãe, o que causa uma profunda sensação de calma e relaxamento, numa ação coordenada de funções motoras, cardíacas e do sistema nervoso.
 
"Esta resposta infantil reduz o trabalho da mãe e é benéfico tanto para ela quanto para a criança", disse  a cientista chefe da pesquisa Kumi Kuroda, do Instituto Riken de Ciência do Cérebro do Japão.
 
A pesquisa  mediu a atividade elétrica cerebral em bebês humanos e filhotes de camundongos. Quando os roedores bebês são carregados por suas mães, eles adotam uma postura compacta característica, com os membros flexionados e param de emitir seus gritos agudos.
 
Em camundongos, a resposta calmante dependia do tato e da capacidade de perceber o movimento do corpo. As descobertas podem ter implicações importantes para pais, dizem os cientistas. "Essa compreensão adequada das crianças pode reduzir a frustração dos pais", disse Kuroda.
 
O texto da pesquisa esclarece: "Embora nosso estudo tenha sito feito sobre as mães, acreditamos que o efeito pode ser alcançado por qualquer cuidador principal".
 
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário