domingo, 21 de agosto de 2011

Adaptação na escola: para a mãe ou para o filho?



Um grande conflito ronda pais e filhos: a adaptação na escola. Os primeiros dias para a criança num ambiente diferente, onde ela passará boa parte do dia, não são tão fáceis como muitos acreditam. Mas, por experiência própria, as mães são as que mais sofrem e acabam passando a insegurança para os filhos.

Quando coloquei meu garotinho  em uma escola pautada na sociologia da infância, que orientava aos pais a permanecerem nas dependências até a criança ficar segura e adaptada não imaginava o que viria pela frente. Foram 14 dias acompanhando tudo de perto e ficando a tarde inteira dentro do ambiente escolar. Pensei em desistir e tirá-lo até que meu esposo disse: “Deixe que amanhã eu irei levá-lo à escola”. Para minha surpresa, Enzo ficou sem problemas, sem chorar e sem pedir para ir embora. Neste momento notei que quem lhe passava a insegurança era eu e não o novo mundo que ele estava vivendo.

Então, aproveito este espaço para alertar todas as mamães que estão vivendo este momento, que tentem (pelo menos tentem) mostrar segurança e encorajá-los nesta nova descoberta. Procure conhecer bem as professoras, a direção da escola, interaja, tire as dúvidas e faça uma despedida rápida no portão, dizendo que vai voltar para pegá-lo. Podem ter certeza, que fazendo isso, este processo de se –pa –ra- ção será bem mais fácil.

Boa sorte!

Abraços da Mamãe Scheila

Nenhum comentário:

Postar um comentário