domingo, 21 de agosto de 2011

DEIXE SEU FILHO LEVANTAR SOZINHO!



Há três anos, fui acompanhar uma amiga com seu filho especial para uma consulta no Hospital Sarah Kubitscheck, no Rio de Janeiro e lá tive uma das maiores experiências na relação “pais & filhos” e também sobre atendimento humanizado. 

Ao chegar no local, desde o porteiro, recepcionista, profissionais da limpeza, médicos, nos trataram com tanta dedicação, que chegava a constranger. Fiquei muito surpresa, afinal é um hospital público, gratuito e na verdade, não estamos acostumados com este tratamento. Era possível notar que havia crianças com todos os tipos de doenças e classes sociais, mas não havia nenhuma distinção. Todas eram tratadas iguais. Pensei naquele instante “Ah, se todos fossem assim”. 

No Sarah, ninguém quer saber se você é milionário ou se vive numa favela. Todos recebem o mesmo tratamento. Ficamos em atendimento por mais de duas horas, com profissionais habilidosos  que ofereciam um remédio inigualável: o amor.

Mas, ao sair daquela primeira sessão de consultas, foi que eu tive a grande lição do dia. Estávamos na porta esperando um táxi, quando um menino de pouco mais de dois anos saiu acompanhado de seu pai. Ele tinha as perninhas bem tortas, portanto, caminhava com muita dificuldade, mas num ímpeto quis andar mais rápido do que aquele que o protegia e caiu com força na calçada. Olhei para minha amiga, com pressa de ir levantá-lo, quando percebi que seu pai estava ao lado, parado, olhando para o pequeno sem nenhuma alteração, dizendo apenas “Levanta, filho!” Você consegue!” E ele levantou.

Em frações de segundos, aquilo gelou meu coração, pois vi que aquele pai estava totalmente certo, embora minha reação fosse totalmente contrária a dele. Como seu filho aprenderia a levantar sozinho, se não tivesse esta experiência de confiar em si mesmo?

Jamais esquecerei aquela cena e agora todas as vezes que meu filho Enzo cai por algum motivo, eu o incentivo a levantar sem minha ajuda. Nunca mais corri para levantá-lo, pois, na vida, antes de depender de mim, como mãe, ou de meu esposo, como pai, ele tem que CONFIAR na capacidade que tem de levantar sozinho  e continuar a caminhada...

Abraços da Mamãe Scheila


Nenhum comentário:

Postar um comentário