quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NO OLHAR DE UMA CRIANÇA...




“A criança é o amor feito visível.”
Friedrich Novalis

Já estudei muito. Já li muitos livros. Já assisti muitas palestras e pregações. Tudo isso me ensinou bastante, mas não posso negar que ser mãe é o maior exercício de aprendizado pelo qual poderia passar.
É no convívio com meu filho e com seus coleguinhas, quando fico perto ou longe, observando as brincadeiras, conversas, risos e choros, que tiro lições preciosas. E elas me aproximam cada vez mais do Criador. Eu sempre me perguntava: -Por que Jesus ensinava que os homens deveriam ser como crianças? Pensando bem:
- A criança é pura, inocente e sincera, mesmo que isso cause constrangimentos aos que a cercam. -Você é gorducha! Falou meu filho Enzo a uma grande amiga minha, ao chegar em sua casa. Fiquei calada, enquanto o reprovava com o olhar e minha amiga caia na gargalhada. -Fique tranqüila, Scheila – disse ela, que realmente estava acima do peso. -Meu filho já fez o mesmo e ainda pior. Ela revelou que ele a ouviu chamando uma colega de chata e, dias depois, ao encontrá-la na rua, proclamou: - Minha mãe disse que você é uma chata. Ela não sabia aonde enfiar a cara. A criança faz jus ao “sim, sim”, ou “não, não”. Ela não mente.
-A criança reproduz o que vê e ouve e, com a mesma rapidez, é capaz de propagar aos quatro cantos do mundo aquilo que acredita. E se nós, adultos, fôssemos tão sinceros?
- A criança jamais julga alguém por sua aparência. Para ela, o homem engravatado e o mendigo desarrumado, desde que tenham um sorriso sincero no rosto, são iguais. Diferente de nós, que gostamos de agir como num tribunal.
- A criança sabe espernear quando quer alguma coisa, nem que isso lhe custe horas de insistência e lágrimas. Ela não desiste fácil. Nós, muitas vezes, queremos desistir antes mesmo da primeira tentativa.
- A criança não tem pressa. Relógio? Só de brincadeirinha e em qualquer lugar sabe aproveitar ao máximo cada minuto. Ela vive como se não existisse outro dia. Meu filho gosta de dizer, suspirando: - Este foi o melhor dia de minha vida. Mas esta frase se repete rotineiramente, ou seja, para ele todos os dias são os melhores. Ao contrário de nós, que só pensamos no amanhã, deixando de viver o hoje.
- A criança acredita tanto nos seus sonhos, que é capaz de pular da janela, sem medir conseqüências, só para dizer que é um super-herói. E se os adultos sonhassem mais?
- A criança é tão cheia de amor que não dá abraço nem beijo forçado. Tudo o que faz é com intensidade e verdade. E nós?.
- A criança não guarda mágoas. Se discute com um coleguinha, até faz bico, mas minutos depois é rendida pela vontade de viver e volta a brincar, como se nada tivesse acontecido. Ouvi de Pedro, de cinco anos, sobre um coleguinha que saiu da escola depois de ter ficado dois anos na mesma turma: - Ah, o Leo mordia, empurrava, batia, mas que saudades dele. Precisa falar mais?.
- A criança não se importa com o que vão pensar dela. É capaz de vestir camisa amarela, calça verde e tênis laranja e se achar a mais linda de todas. O que importa é que quem escolheu as peças foi ela mesma. Quem de nós já não se importou mais com os outros do que consigo mesmo?
- A criança sempre se entrega totalmente em tudo que faz. Se está no parque, corre até cansar; se está comendo, se lambuza toda; se está no banho, molha todo banheiro; se está brincando, vira príncipe ou sapo, tudo ao mesmo tempo. A intensidade e a sede de viver é tanta, que há espaço para tudo e todos. E nós nos preocupamos com a roupa por lavar, quando há tantas, ainda, para serem usadas.
- A criança é capaz de traduzir as quatro estações do ano em um só dia. É capaz de ficar doente só para ver seus pais deixarem as desavenças de lado e se unirem para tratar dela.
- A criança ama a vida e, amando a vida, ama o seu Criador, por isso se torna tão especial. Sendo assim, aprendamos com ela a exercitar o direito de viver.

DESAFIO

Se você nunca fez, tire um tempo para analisar uma criança de seu círculo de convivência. Pode ser seu filho, parente ou amigo. Veja o comportamento, o modo de se expressar, o sorriso e até o choro. Peça para Deus ensiná-la através dessa aproximação. Pode ter certeza de que você aprenderá grandes lições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário