domingo, 21 de agosto de 2011

AMAMENTAR : CONTINUAR OU DESISTIR?



Olá Mamães,

Dia desses, encontrei uma mamãe saindo da maternidade com seu bebezinho no colo, angustiada quanto à amamentação. Foi aí que relembrei pelo que passei nesta fase. Como meu pimpolho nasceu muito pequeno e eu tinha muito leite (sabe, como é, “mama italiana”),  ao voltar para casa da maternidade, a primeira noite, foi muito, mas muito difícil. Meus seios empredaram, Enzo não conseguia mamar, pois o bico ficou muito rígido e ele não tinha forças, enfim, passei a noite chorando e sem saber o que fazer. Alguns diziam: Coloque água fria, outros água quente, outros retire com a bomba, etc,etc, mas nada deu certo. 

Até que pela manhã resolvi fazer as malas para voltar à maternidade, já que Enzo estava há 12 horas sem comer, quando encontrei um vizinho na garagem que me viu em prantos. Foi ele quem insistiu para que eu fosse ao Banco de Leite da Carmela Dutra, pois, sua esposa teve apoio lá. No começo resisti um pouco, mas como achei confiança em suas palavras, corri para lá. Cheguei na hora do almoço, e uma enfermeira de cabelos brancos, chamada Gorete me atendeu com muita tranqüilidade e experiência. 

Em meia hora, conseguiu esvaziar minhas mamas e alimentar meu filhote. Saí daquele lugar aliviada e durante duas semanas, visitei o banco todos os dias e fiquei amiga daquelas “damas do leite”, como as intitulei (Gorete, Dina, Mariana, Luiza, dentre outras). Assim, elas me ajudaram a persistir neste desafio de alimentar meu filho com meu leite. 

Quando tinha nove meses, Enzo não quis mais. Fiquei muito triste, mas entendi que aquele era o tempo dele e que já havia cumprido meu papel. Ainda lembro das horas em que passamos juntos, no quarto, contemplando um ao outro, enquanto ele mamava. É uma das fases que mais tenho saudades. Se você tiver condições, persista neste momento, pois amamentar é algo divino (sem falar das propriedades do leite materno).  Um momento de intimidade ímpar entre mãe e filho. Só quem passa por isso sabe explicar.

DICA DE MÃE

Se você quer amamentar, prepare seu seio e busque orientações antes de seu filho nascer em qualquer Banco de Leite. Se seu filho já nasceu e você está tendo dificuldades e mora em Floripa, procure o Banco de Leite da Carmela Dutra. Uma outra opção, se você tem condições, é comprar uma máquina elétrica (pelo que sei, só existem marcas importadas). Eu usei e é fácil e prática. Lembre-se: Não existe leite fraco.

A parte emocional conta muito nesta época. Para amamentar, prefira lugares isolados e sem barulho. Faça deste momento, um momento íntimo entre você e seu pimpolho. Ah! E não se preocupe com seu seio (se vão ficar deformados). Use um sutiã bem firme. Ajuda muito. No meu caso, não aconteceu nenhuma mudança. Encare as dificuldades com persistência, pois o ato de amamentar também é um ato de amor.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário